segunda-feira, 3 de julho de 2017

Transportes Muçum - Muçum-RS

Bom dia prezado amigo. Eu tive a grande satisfação de trabalhar na Transportes Muçum como faz-tudo: Motorista, mecânico, borracheiro, chapeador, pintor, estofador, lavador, etc... e foi uma das melhores épocas da minha vida, pois além de funcionário, era muito amigo da família proprietária, amizade que dura até dia de hoje. Faz tempo que não tenho contato com a família Bassani, mas estou pra visita-los e coletar um número considerável de fotos, algumas que eu mesmo bati, outras mais antigas. Mas bueno, vamos a história da Transportes Muçum.Claudino Bassani, o patriarca da família, começou as atividades da empresa, por volta dos anos 60, com uma camionete Chevrolet, ano 1945, aproximadamente, com capacidade para 7 passageiros e fazia diariamente o trajeto entre a localidade de São Joaquim (interior do hoje município de São Valentim do Sul) e a cidade de Muçum. Nessa época, os três filhos, Alcides Bassani, Clécio Bassani e Edwiges Bassani, ainda eram crianças e mais tarde, já em idade de tirar Carteira de motorista, os filhos passaram a ser os primeiros funcionários da então Empresa Bassani, nome registrado na exatoria do município de Muçum.Eu ouvi muitas outras histórias sobre a família e a empresa, pois convivi com a mesma nos anos 90 e início de 2000, e muita informação ficou meio esquecida, mas segue o que eu lembro com nitidez.Na década de 70, o Clécio Bassani, tomou a frente da administração e casou-se e fixou residência em Muçum e adquiriu um Eliziário Bi-Campeão para fazer o transporte de alunos e passageiros de Muçum à Linha Alegre, interior do município. O Bi-Campeão, um MBB LP 321, era também utilizado para excursões que tinham como destino a capital, litoral e serra gaúcha. Já em 1983, o Clécio resolveu substituir o antigo Bi-Campeão por um ônibus mais moderno e depois de algum tempo de procura, encontrou um Incasel Continental MBB LP 1113, ano 1978, o carro 27 da Fátima de Taquari, agora mais voltado para o turismo e teve a necessidade de registrar a empresa a nível nacional e para surpresa de todos, já existia uma Empresa Bassani, como o contador contratado, estava em Lajeado e não teve como contatar ninguém da família para escolher outro nome em que tivesse o sobrenome da família, o próprio contador nomeou a empresa como Transportes Muçum, e o Incasel já recebeu a pintura do novo nome, porém a cor e o número da Fátima, foram mantidos.Já em 1991, com a atuação no turismo estadual em alta, o Clécio decidiu comprar um ônibus com mais conforto e maior capacidade de passageiros pois o carro 27, trasportava apenas 36 passageiros. Desta vez, o Clécio adquiriu o carro 100 da Auto Viação Estrela, um Nielson Diplomata MBB LPO 1113, carro que a Estrela utilizava apenas no turismo, o qual fazia Paraguai, Santa Catarina, São Paulo e Rivera, mais usualmente, Turismo de sacoleiros, como a Estrela estava substituindo o Nielsinho por um Nielsão Volvo, a Transportes Muçum
adquiriu o carro 100, que também manteve o número e a cor da Estrela teve mínimas mudanças, a mais notada foi a pintura de uma faixa verde na lateral do ônibus .Com o 27 fazendo linha escolar pelo interior de Muçum, o carro 100 foi destinado exclusivamente ao Turismo. Equipado com banheiro, divisória de cabine do motorista e salão de passageiros, TV, poltronas de tecido e banco leito para motorista auxiliar instalado na frente do carro, logo na entrada da porta, ficava também dividido do salão de passageiros, o carro 100 tinha capacidade para 40 passageiros e era o xodó da empresa, sendo tratado realmente, a pão de ló, só saía da garagem para Turismo mesmo. Em meados de 1995, o Curtume Aimoré de Encantado, precisava fazer o transporte de funcionários que moravam em Muçum e a empresa dos Bassani foi contratada e, é claro que o Clécio não ia fazer esse transporte com o Nielson e precisou comprar outro ônibus, dessa vez, o achado foi no interior de Monte Belo do Sul, é aqui que entra na história o Camelinho.
O Camelinho, ex Ouro e Prata, já tinha passado por outras empresas e veio com essa apresentação.
Na cor azul, sem nome, apenas a inscrição Turismo e o número 005 Precisando de uns reparos na pintura, o Clécio começou a fazer o serviço com um chapeador de nome Bronca, e não iam alterar a cor, é aí que eu entro na história. Apaixonado por ônibus desde que me conheço por gente, sempre tive o hobby de registrar imagens em fotografias ou desenhos feitos de próprio punho, eu estava passando e vi aqueles dois senhores lixando o ônibus pra pintar, então me ofereci para me juntar a eles nessa tarefa e tendo observado que os carros 100 e 27 tinham como cor predominante verde, amarelo e vermelho, eu fiz o layout da pintura das faixas originais da Ouro e Prata, nessas três cores. Desenhei um Camelinho e pintei com essas cores. O desenho agradou tanto ao Clécio, que me contratou imediatamente para o serviço da pintura do Camelinho. O resultado:
Foram alguns anos de serviços prestados ao Clécio Bassani, acompanhei toda a trajetória do Camelinho na empresa, fizemos o aumento do número de poltronas de 37 para 41 e mesmo assim, ficavam funcionários do curtume, de pé, então a opção foi substituir o Camelinho por um Torino 1992, MBB OF-1315, com 52 poltronas.
Carro urbano, ex Mageli de São João do Meriti - RJ, o Torino teve a porta traseira fechada e os bancos urbanos de fibra de vidro substituídos por poltronas rodoviárias. O Torino Alumínio 1989 tinha essas cores e recebeu o número 200.
A negociação foi com o Tio Loro, que recebeu o Camelinho na troca pelo Torino. Foi aí que vc fotografou ele.
Em frente a Estação São Luís em Canoas. Foi muito triste a saída do Camelinho, a Transportes Muçum, perdeu uma boa parte do seu charme, o Torino, apesar de mais moderno, forte e maior, não tinha a maciez e o conforto do Camelinho e nem a beleza do valente Marcopolo ll, ex Ouro e Prata. Ainda tem a história do Nielson, que foi substituído por um Viaggio G4 da Sete de Setembro de São Leopoldo, um micro Caio Carolina 608, e um Sênior 1986 e o triste fechamento da primeira empresa de ônibus de Muçum ( ESTA MATÉRIA CONTOU COM O APOIO DO Sr. PLINIO (NICOLA BENZ) E FOTOS SITE onibusbrasil.com - clubedoonibusmonteiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Transporte Urbano de Porto Alegre

HISTÓRICO DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PORTO ALEGRE-RS O município de Porto Alegre está situado à margem do estuário do Gua...