sexta-feira, 7 de julho de 2017

A HISTÓRIA DO ONIBUS





Tudo começou pelos gregos com a construção das primeiras carrocerias no IV século A.C., seguidos dos romanos, que fabricaram os "CARROZZIERI", uma pequena vagoneta que era utilizada em Serviço Regular de Tração Animal (denominados: "CARPENTVM") que logo entraram em decadência após a queda do Império Romano.
Com o passar do dos tempos, os historiadores franceses atribuíram a BLAISE PASCAL ( 18 de Março de 1662 mostrou ao Duque de Roannez um veículo de Tração Animal) a idéia de criar um tipo de transporte de pessoas que atendesse a cidade de Paris. Este transporte devia ser popular, com itinerários e tarifas estabelecidas no Governo de LUIS XIV. Em 27 de Fevereiro de 1662 ocorreu a primeira concessão para um veículo de uso coletivo.
Em NANTES, cidade francesa, havia um comerciante popular chamado "OMNES" , que identificava sua loja em uma pequena tabuleta com a descrição : "OMNES OMNIBUS". O intento despertou o cidadão "BAUDRY", que possuía um veículo para transportes de banhistas rumo as praias locais, na qual passou a denominar-se: "OMNIBUS".
No final do Ano de 1678, este tipo de locomoção foi abandonado pelos parisienses. Após 150 anos, surgiriam alguns modelos de carruagens fazendo a ligação NANTES x BORDEAUX.
Surge um modelo popular denominado de "CARABAS" idêntico a uma carruagem, de madeira, sem portas laterais e dispostas transversalmente todos os bancos dos passageiros. Enquanto isso na Inglaterra, a transição de carruagens davam privilégios para alguns modelos mais atuais à época, de onde destacamos RICHARD TREVITHICK JR. Os ônibus fechados datam de 1828, no reinado de CARLOS X, com o aparecimento de vários modelos. Surgem assim as empresas : "ENTERPRISE DES OMNIBUS" e a "ENTERPRISE DES TRICYCLES" ,onde os veículos atendiam a Linha de PALAIS ROYAL.
Em seguida vem o "ERA" (1832) e o "AUTOPSY "- da Linha City x Paddington. O "ENTERPRISE" (1838), tinha capacidade para 14 passageiros e o posto do motorista era independente dos passageiros. Esta era uma realidade mais adequada visando um ônibus na sua totalidade, que rodava entre MOORGATE x PADDLINGTON (INGLATERRA).
Em 1833 FRANCIS MACERONI – natural da ITÁLIA, mostrou seu invento para 16 passageiros.
Na França, na pequena LE MANS, um filho de um fundidor de sinos, inicia a construção de um veículo de 4 rodas, contendo: sistema de direção e comandos centralizados, grandes feixes de molas, o que possibilitou um ônibus de linhas harmoniosas. Criado por AMÉDÉE BOLLÉE , o ônibus "OBÉISSANT" – o primeiro no mundo a atingir 40 km/h, cuja apresentação se deu em outubro de 1875 na capital Paris (que gastava 18 horas entre LE MANS x PARIS). Cinco anos mais tarde, foi apresentado um novo modelo que bateu todos os recordes, até então de 45 km/h.
HARRY JOHN LAWSON adquiriu alguns ônibus movidos a gasolina de GOTTLIED DAIMLER (que construiu o PRIMEIRO CARRO A GASOLINA do mundo e em 1899, o PRIMEIRO ÔNIBUS A GASOLINA). No inicio já do Século XX, a Inglaterra destacou-se nos meios dos transportes de pessoas pois em 24 de Abril de 1903 foi inaugurado o PRIMEIRO SERVIÇO DE ÔNIBUS do mundo, ligando a estação de Estrada de Ferro de EASTBOURNE x MEAD, em SUSSEX. Por volta de 1905 Londres possuía em seu sistema de transporte de pessoas aproximadamente 3500 ônibus movidos à gasolina, contra 150 tracionados à cavalos, quando então adquire um ônibus de 2 andares – 34 passageiros, motor de 4 cilindros, freios à ar pela empresa Fifth Avenue Coach Company.
A FRANÇA ressurge em novembro de 1905 com a apresentação do Ônibus exposto numa feira de automóveis em Cours de La Reine. Enquanto isso, aqui no continente americano, algumas invenções relacionadas a transporte de passageiros vão surgindo como opções de curtas distâncias, aparece nesse intervalo a PICKWICK STAGES – uma das maiores empresas de ônibus dos Estados Unidos, no Estado da Califórnia. Em 1922 surge o PRIMEIRO CHASSI DE ÔNIBUS desenhado especificamente para tal na Europa avançando ainda mais as invenções em escalas industriais (surgimento de variados modelos como o PRIMEIRO ÔNIBUS LEITO DO MUNDO (1928) ligando a costa Atlântico x Pacífico pela PICKWICK STAGES (a linha COAST-TO-COAST) que é encampada por HARVEY S. FIRESTONE logo após tornando-se na gigante "GREYHOUND CORPORATION" (1930).
Acompanhando as tendências, em 1935 surge o ÔNIBUS INTEGRAL (MONOBLOCO) também na Europa – um casamento perfeito entre o chassi e a carroceria. Um tributo a BLAISE PASCAL (Março de 1662) – consideravelmente "PAI DO ÔNIBUS NO MUNDO", e a "AMÉDÉE BOLLÉE" (1873) cujo primeiro ÔNIBUS, o "OBÉISSANT" a atingir a velocidade de 40 km/h. A EVOLUÇÃO Falar da evolução dos Transportes de passageiros é contar a trajetória do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DO MUNDO: estreado nas ruas de MANNHEIM, ALEMANHA quando um triciclo atingia a velocidade máxima de 14 km/h – o grande sonho desperta a humanidade através da terna dedicação do ENGENHEIRO KARL BENZ. Não muito longe, outro ilustre pesquisador, dedicava-se a montagem do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DE 4 RODAS DO MUNDO, por etapas, também na ALEMANHA, dois grandes se juntam na cidade de CANNSTATT.
O ilustre era GOTTLIED DAIMLER e seu amigo WILHELM MAYBACH. Até por volta de 1886, ambos se conhecem, e fundam a pequena gigante empresa, acabaria a fase dos inventos, era somente aperfeiçoá-los, adequá-los: os pioneiros: KARL BENZ e GOTTLIED DAIMLER a conceituada "DAIMLER-BENZ". Chega 1895, e KARL BENZ constrói o PRIMEIRO ÔNIBUS DO MUNDO também em CANNSTATT – seria o precursor do moderno transporte coletivo de passageiros. O mecânico da equipe, cuja filha chamava MERCEDES vê na alegria de GOTTLIED DAIMLER ao vencer o CIRCUITO DE NICE, batizando ali mesmo a homenagem a garotinha, no que transformaria no grande nome e o despontar da estrela que brilhava: MERCEDES. Em 1923 KARL BENZ mostra seu PRIMEIRO CAMINHÃO a adotar o motor DIESEL, união perfeita do chassi com o motor. É feita a fusão da DAIMLER-BENZ A.G. da ALEMANHA – grandiosa, perpetuosa entre veículos pequenos, de transportes de passageiros e de cargas, quando em 1926 nascia a marca "MERCEDES-BENZ". 



1. História do Transporte
1.1. Ônibus e Carrocerias - Uma história em comum
É impossível separar a história do surgimento do ônibus da história das carrocerias. Afinal, quando Henry Ford logrou construir a primeira fábrica de veículos em série, muita coisa deve ter passado pela sua cabeça. Homem de grande visão, fabricou o modelo "Bigode" por mais de 20 anos e o disseminou pelos quatro cantos do mundo. E, em cada canto, alguém encontrou uma solução útil para sua carroceria.

Sobre a plataforma do velho "Bigode" muitas carrocerias foram criadas, inclusive a de blindados para transporte de valores. Para transportar passageiros com uma certa comodidade, bastava fixar com pregos alguns bancos de ripas sobre a carroceria e armar uma tenda de pano para servir de cobertura. O ano exato e o local dessa genial idéia é impossível precisar. Mas alguém a viu, gostou, trabalhou para sua melhora e criou as primeiras carrocerias destinadas ao transporte de passageiros.

A história do transporte coletivo, no entanto, é bem mais antiga. Existem registros de que no século I a.C. o governo de Roma restringiu o tráfego de veículos ao período noturno dado ao elevado número de carroças, carruagens e bigas que circulavam no município. Mas o primeiro registro de um serviço de transporte regular, com itinerários e horários demarcados, é de 1662, em Paris, feito por veículos de tração animal.

O primeiro ônibus do mundo que se tem notícia foi criado em 1895, por Carl Benz. Por muitos anos a indústria automobilística utilizou-se dos chassis de caminhões para basear sua arquitetura voltada ao transporte coletivo. Nesse período, o principal transporte coletivo utilizado era o trem. No Brasil, utilizou-se do bonde com tração animal até meados de 1900, quando entrou em operação o bonde elétrico que sobreviveu até 1968.

Para quem não conheceu, as primeiras Jardineiras chegaram ao Brasil em 1919, com lugar para oito pessoas. Eram ônibus montados sobre caminhões onde a única parte original externa mantida no veículo era a frente, com o capô do motor, faróis e pára-choque. A parte traseira era uma enorme caixa de madeira com vidros e bancos. Depois, vieram as carrocerias fabricadas em chapas, mas sempre em linhas retas e pouco criativas. A partir de 1926 foram importadas as jardineiras chamadas de "Yellow Coach". Mas o primeiro ônibus brasileiro só foi fabricado em 1941 pelos irmãos Grassi, com capacidade para 45 pessoas.

Nos anos 50 a Mercedes Benz fabrica os primeiros chassis nacionais. A Caio - Cia., Americana Industrial de Ônibus, produziu as primeiras carrocerias para a esses chassis. O caminhão F-600, lançado pela Ford no Brasil em 1957, também foi muito utilizado para a transformação em ônibus, já que era o primeiro caminhão brasileiro movido à gasolina. Na mesma década surgiram os "bicudinhos" que circularam por cerca de 20 anos.

O mercado exigente pedia melhora e a transformação foi se evidenciando a partir dos anos 70. Os chassis foram construídos pensando no transporte de passageiros, assim como a suspensão, que agora dava conforto aos usuários, sem os solavancos tradicionais dos caminhões. A abertura de mercado e a globalização permitiu a troca de experiências e a indústria nacional ganhou impulso. Os ônibus fabricados no Brasil são exportados para vários países, inclusive da Europa.

(FONTE DE PESQUISA .   www.tematransportes.com.br  e  www.viacaoaruja.com.br)


2 comentários:

  1. Só pra quem gosta realmente de ônibus vou recomendar .muito bom mesmo esse blog

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  2. Muito obrigado meu amigo Davi , conto com os amigo para o sucesso deste trabalho.

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